Gestão de despesas: saiba por que é importante identificar as despesas fixas e variáveis da sua escola

Por Redação Tullli

A gestão de despesas é parte importante do trabalho de um gestor de uma instituição de ensino. Atualmente, os modernos sistemas de gestão escolar já possuem ferramentas que podem auxiliar a este profissional, no desafio de organizar as despesas de sua escola.

Mas afinal, todos os recursos que saem dos cofres da escola podem ser considerados como despesas?

No geral, podem ser considerados como despesas, todos os gastos empregados diretamente a aquisição de receita de uma escola. Ou seja, todo o valor investido para manter a unidade escolar funcionando é classificado como despesa. Entre as principais formas de despesas estão os gastos com energia elétrica, internet, água, luz e telefone.

Durante o processo de gestão de despesas é preciso entender que elas podem ser divididas em duas classificações: despesas fixas e variáveis.

As despesas fixas são aquelas que são estáveis, as que não variam de acordo com o volume de bens, ou a demanda de serviços adquiridos pela instituição de ensino, como os salários dos funcionários da escola.

Em um sistema eficiente de gestão de despesa, estão não costumam representar um problema na vida do gestor, porque como não há variação de gastos, o profissional já está preparado para administrar a saída desses recursos.

Sobre as despesas variáveis podemos citar os gastos relacionados com os gastos com as refeições, pois estes estão atrelados a quantidade de alunos matriculados em cada ano na instituição de ensino. As despesas variáveis são aquelas que mudam conforme o volume de aquisições ou vendas que a escola realiza.

Essa variação de saída dos recursos pode representar um grande desafio na vida do administrador, na tarefa de realizar a gestão financeira de uma escola. Por causa dessa imprevisibilidade é preciso ter um bom sistema de gestão escolar, que possa ajudar o gestor a atingir as metas estabelecidas para o sucesso de sua escola.

Apesar de toda tecnologia e informação dos dias de hoje, ainda é grande o número de instituições de ensino que ainda não tem a sua disposição um sistema de gestão escolar, que seja capaz de oferecer uma estrutura eficiente para a gestão de despesas. 

Por isso, a Tullli se coloca como parceira das instituições de ensino que precisam aprender a gerenciar as suas despesas de forma competente. O nosso sistema de gestão escolar é capaz de analisar todas as despesas fixas e variáveis da sua escola, equalizando as receitas e permitindo novos investimentos.Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe!